Buscar
  • Letícia - Sócia Atualiza

BENDITO FATOR R - COMO FUNCIONA?

Atualizado: 1 de out. de 2020

Quem começa a estudar a possibilidade de abrir uma empresa se depara com alguns termos, dentre eles estão "regime tributário" e "fator R".



Regime tributário, como o nome sugere, é a forma em que sua empresa pagará os #impostos. Quais as regras e formas de ocorrer essa incidência de % sobre faturamento..


Ok! Isso a gente já sabe. E o que tem demais nisso?

Mesmo que sua empresa se enquadre no simples nacional (regime tributário mais popular e vantajoso hoje) existem algumas variáveis sobre a porcentagem de impostos devidos. Essas variáveis abordam a atividade a ser exercida pela empresa, bem como o faturamento e ainda os valores de folha de pagamento. QUE? COMO ASSIM?


A tabela de tributação do #simplesnacional distingue quantos % sobre faturamento cada atividade deve recolher. Porém, existem algumas atividades que tem a tributação variável e entram no dito FATOR R.


Como funciona o fator R?


O fator R é uma regra aplicada que estabelece o valor de % a ser pago de imposto, através de uma conta entre faturamento da empresa e a folha de pagamento. Se a folha de pagamento representar 28% ou mais do faturamento da empresa, a porcentagem de imposto é menor. Caso contrário, o imposto terá uma porcentagem mais alta. Lembrando aqui que os valores de folha de pagamento envolvem tanto funcionários como pró-labore.


Por isso que, algumas vezes, certos empreendedores são pegos de "surpresa" quando recebem a guia DAS com % variável.


Aqui na Atualiza a gente costuma aconselhar que seja cadastrado pró-labore variável de acordo com faturamento mensalmente, para empresas sem funcionários. Dessa forma, conseguimos garantir que a empresa pagará sempre a menor % em DAS.


Pra consultar se sua atividade tem alíquota fixa ou variável entre em contato com a gente. O importante é sempre entender os processos que envolvem o seu negócio!


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo